The Rambools

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    Posts de boa compreensão e qualidade

    Kaivar
    Kaivar
    Admin


    Mensagens : 415
    Reputação : 132
    Data de inscrição : 08/09/2011
    Idade : 28
    Localização : Mafra

    Posts de boa compreensão e qualidade Empty Posts de boa compreensão e qualidade

    Mensagem por Kaivar Seg Set 12 2011, 03:33

    Este tutorial/tópico de dicas é mais destinado aos novos membros que não estão muito habituados a andanças do fórum ou por outras razões não fazem posts tão bons.

    Ter posts de melhor compreensão/qualidade

    Primeiramente, tudo se baseia numa boa escrita e fazer um bom uso do português.
    O que é que pretendo dizer com isto?
    .
    Não usar "x" no lugar de "Ch", por exemplo, "xegar" em vez de "chegar".

    .
    Não usar o "k" no lugar de "qu"/"q"/"c", por exemplo, "keijo"/"kual"/komo" em vez de "queijo"/"qual"/"como", respectivamente.

    Estas medidas que acabei de mostrar usadas 1 ou 2 vezes num texto normal não faz diferença, mas usar em todas as palavras acaba por gerar uma confusão e dificuldade em ler...

    .
    Usar sinais de pontuação e respeitá-los deixando assim o texto mais organizado.

    .
    Parágrafos e maiúsculas/minúsculas
    "gostava que viesses a minha casa. tras o teu cao assim podemos dar um passeio com ele e vamos sempre dar uma volta para desanuviar.nao te esqueças que temos de estar em casa as 8 para jantar."
    Este tipo de frase tem falta de pontuação, mas a utilização de um espaço e de uma letra maiúscula na palavra depois de um ponto final é fundamental para uma melhor leitura e compreensão do texto.

    .
    Uso da acentuação

    A acentuação não é muito fundamental, como tal não vou aprofundar muito sobre isto, é apenas necessária em algumas palavras para diferenciação, como por exemplo, do "a" e "à" ou "e" e "é".

    .
    Um bom sentido das frases

    Por vezes podem ser escritas frases que não façam sentido, como por exemplo "Ele estava em casa, o amigo dele vivia em Espanha", este tipo de frase não faz sentido pois não existe ligação entre ambas as frases que são separadas pela vírgula.
    (Esta frase foi uma da que me lembrei, mas por exemplo existem frase que fazemos e não têm muito sentido quando estamos distraídos, para isso convém ler uma vez o post e depois editar).

    .
    Utilização dos smileys

    Há quem ache que não, mas eu acho que os smileys são fundamentais para comunicação, pois podem transmitir as reacções que o autor do post tem e muitas vezes existe confusão entre uma pessoa realizar um post tranquilo e quem lê pensar que está ser ofensivo ou algo do género. Convém dizer que também não é adequado criarem-se posts com um número muito grande de smileys ou apenas de smileys.

    .
    Mensagens curtas sem informação (SPAM)

    Mensagens que digam "Que fixe"; "lol"; "Obrigado" ou mesmo responder a um tópico que contenha uma votação e essa mesma resposta esteja presente numa das opções da votação não acrescentam nada ao tópico, como tal tentar deixar um comentário junto melhora bastante o post e fará com que não seja considerado SPAM.


    .
    Organização de posts/notícias/informações

    Quando são postadas notícias ou informações para tornar o tópico menos cansativo ao ler devem ser usas cores, negritos, itálicos e sublinhados, centrar textos para tornar o post mais atractivo à sua leitura. Além disso, é sempre aconselhável deixar a fonte das notícias/informações.


    Bom, acho que está tudo, caso achem que há algo que pode ser acrescentado/melhorado ao/no tópico postem ou informem-me Smile
    Tutorial realizado por Kaivar

    Abraço
    TeK
    TeK
    Admin


    Mensagens : 596
    Reputação : 141
    Data de inscrição : 08/09/2011
    Idade : 41
    Localização : Lx

    Posts de boa compreensão e qualidade Empty Re: Posts de boa compreensão e qualidade

    Mensagem por TeK Seg Set 12 2011, 04:57

    Acrescento apenas que neste fórum, não obrigamos nem sensibilizamos ninguém a escrever segundo o novo acordo ortográfico.

    Fica ao critério e preferência de cada um, o tipo de escrita a utilizar, excepto casos como os referidos no tutorial apresentado em cima.

    Saliento ainda, que em algumas secções deverão ser utilizadas as respectivas tags (exemplo: Secção Super Interessante), para que melhor e mais rapidamente identifiquem os tipos de tópicos que procuramos.

    Abraço

      Data/hora atual: Qui maio 09 2024, 17:07